Estudo: Comer peixe reduz riscos de desenvolver Alzheimer
Publicado em: 05/12/2011
Pessoas que comiam peixe assado ou grelhado pelo menos uma vez por semana tinham maiores volumes de massa cinzenta nas áreas do cérebro responsáveis pela memória e aprendizagem e reduziram cinco vezes o risco de ter a doença.
No entanto, o estudo verificou que os benefícios do alimento não foram obtidos por quem comia peixe frito.
De acordo com o estudo, o estilo de vida e o tipo de alimentação podem contribuir para evitar o aparecimento da doença degenerativa.
O estudo foi realizado com 260 pessoas que responderam a questionários sobre o consumo semanal de peixe. Depois de um período de 10 anos, tiveram o cérebro analisado para verificar as mudanças na estrutural cerebral.
Pessoas com maior volume de massa cinzenta em áreas como hipocampo e córtex pré-frontal tiveram menos predisposição de ter a doença.
Os investigadores levaram em conta factores que poderiam contribuir para o surgimento da doença, como idade, sexo e actividades físicas.
De acordo com Cyrus Raji, autor do estudo, a massa cinzenta é importante para o cérebro funcionar e quando ela diminui indica que o cérebro está a encolher.




